Cuidados com a saúde dos olhos das crianças

Pais e professores devem ficar atentos quanto a saúde dos olhos das crianças. Dificuldade em se concentrar, problemas para ver o quadro, queixa de visão dupla ou embaçada e até coçar muito os olhos ou lacrimejar em excesso podem ser sintomas de problemas que são facilmente corrigidos com o uso de óculos de grau adequado.


 

A volta as aulas é a melhor época para avaliar como vai a saúde dos olhos das crianças. Afinal, é na escola que elas começam a manifestar os problemas de visão que podem levar a um baixo rendimento e até a evasão escolar.

 

Cuidados com a saúde dos olhos das criançasFonte: Site Goatman and Batham.

 

Uma medida preventiva que todos os pais podem tomar todos os anos, antes do início das aulas, é levar os pequenos a um oftalmologista infantil, para fazer uma revisão e cuidar da saúde dos olhos das crianças. O médico irá realizar uma série de testes e diagnosticar se a criança está desenvolvendo algum problema de visão, além da necessidade de usar os óculos infantis ou não.

 

Segundo o Instituto Varilux da Visão, apesar de 95% dos pais admitirem que seja necessário levar seus filhos para pelo menos um exame anual no oftalmologista, menos da metade coloca o plano em prática. Além disso, 80% das crianças em idade escolar nunca foram ao oftalmologista! Portanto, a revisão anual é super importante, principalmente para aquelas crianças que já apresentaram alguns dos sintomas listados anteriormente.

Cuidados com a saúde dos olhos das criançasFonte: Site Visual Photo.

 

Vale lembrar que, quanto mais cedo uma criança com problemas de visão começar a usar óculos, melhor para ela e para saúde de seus olhos, pois o distúrbio visual fica controlado e passa a ter acompanhamento de um oftalmologista. Além disso, o uso correto dos óculos infantis de grau pode levar até a regressão do problema.

 

Portanto, fique sempre atento e tenha sempre todos os cuidados com a saúde dos olhos das crianças. Converse com elas e tente descobrir se elas sentem alguma dificuldade para enxergar, em casa ou na escola. Converse também com os professores, pois eles estão acostumados a lidar com crianças e já conhecem alguns sintomas de problemas visuais.

Cuidados com a saúde dos olhos das criançasFonte: Site Glynjones.

 

Além disso, leve as crianças sempre ao oftalmologista infantil e, quando necessário, providencie óculos infantis de qualidade, incentivando sempre o seu uso. Dessa forma, você manterá a saúde dos olhos das crianças sempre em dia!