Cuidados com os Olhos no Verão

Quando o verão chega, todo mundo se preocupa em passar protetor solar, só ir a praia nos horários recomendados e tomar muita água. Passamos mais tempo ao ar livre, nos expondo ao sol, a água do mar e das piscinas, além de fazermos vários passeios e caminhadas. Afinal, essa é a época mais propícia para desenvolvermos esse tipo de atividade. Mas e a saúde dos olhos? Por muitas vezes, ela fica esquecida e isso pode acarretar muitos danos para a saúde em geral. É necessário ter vários cuidados com os olhos no verão.


Cuidados com os olhos no verãoFonte: Six Word Memoirs.

A necessidade de se proteger do sol não surge apenas na praia ou na piscina, pois queimaduras nos olhos podem surgir após qualquer atividade desenvolvida ao ar livre. Por isso, as Óticas Solvang listou os principais cuidados que você deve ter com seus olhos para curtir muito o verão!

1 – Use óculos escuros: essa recomendação serve para o ano todo e para pessoas de todas as idades, inclusive as crianças. Mas no verão é imprescindível usar os óculos de sol sempre que for se expor. A radiação ultravioleta favorece o surgimento de uma série de problemas oculares, como inflamações e alergias, e pode até acelerar o aparecimento de catarata. Por isso, escolha óculos escuros de boa qualidade em uma ótica de confiança. Os óculos de sol de qualidade inferior não possuem a proteção adequada, e podem causar mais danos aos olhos do que se você não estivesse usando óculos algum, já que as lentes escuras fazem as pupilas dilatarem, deixando entrar mais raios UVA / UVB, que irão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos.

Cuidados com os olhos no verãoFonte: Favim.

2 – Use chapéus e bonés: eles também te ajudarão a proteger o rosto e os olhos dos raios ultravioletas. Sempre que possível, em ambientes como praias e piscinas, onde há uma exposição prolongada ao sol, providencie uma barraca. Se você for participar de uma atividade ao ar livre, o uso de algum tipo de chapéu é essencial.

3 – Alimente-se de forma saudável: no verão, é mais fácil manter uma alimentação saudável, pois no calor acabamos comendo alimentos mais leves. Dê preferência àqueles alimentos com bastante vitamina A e C, como cenoura, ovos e verduras verdes, pois eles também podem auxiliar a manter a saúde dos olhos em dia.

Cuidados com os olhos no verãoFonte: Shutterstock.

4 – Lave as mãos: o hábito de passar a mão no rosto é muito comum, e as vezes nem nos damos conta do que estamos fazendo. Por isso, lave sempre as mãos, principalmente depois de passar o protetor solar, pois ele é perfeito para a pele, mas pode causar irritação e alergias em contato com os olhos.

5- Beba muita água: essa dica é importante para a saúde em geral, pois somente com um corpo bem hidratado temos condições de curtir o verão! A água ajuda a melhorar a resistência física, limpa o organismo e ajuda a proteger os olhos de lesões e ressecamento, que podem levar a inflamações e infecções.

Cuidados com os olhos no verãoFonte: Hi-Drate H2O.

Portanto, não se esqueça da saúde dos seus olhos! Siga essas dicas e tenha um verão perfeito. E, na hora de adquirir seus óculos escuros, escolha uma ótica de confiança e tradição, como as Óticas Solvang!