Doenças oculares comuns no verão

O verão é uma das estações mais esperadas! Acabamos nos expondo a muito calor, sol, praia e piscina, utilizamos muito protetor solar e bebemos bastante água. Mas infelizmente, nem sempre nos lembramos da saúde dos olhos e acabamos com aquelas doenças oculares comuns no verão.

Doenças oculares comuns no verãoFonte: FreePik.

Na estação mais quente do ano, é comum vermos muitos casos de conjuntivite infecciosa, fotofobia, olho seco e até traumas oculares causados pelo excesso de sol. A grande incidência de raios ultravioletas podem causar danos nos olhos, algumas vezes irreversíveis, e também agravar problemas crônicos, como a catarata. A qualquer sinal de dano ou trauma nos olhos, recomenda-se procurar imediatamente um oftalmologista e nunca se auto medicar, pois cada doença necessita de um tratamento específico.

A conjuntivite infecciosa pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos e é altamente contagiosa e facilmente disseminada em ambientes. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira, inchaço e secreção. Já a fotofobia é uma extrema sensibilidade a luz, que pode levar a outras doenças oculares, como a própria conjuntivite. Os olhos secos acontecem quando nossos olhos não estão sendo lubrificados o suficiente, o que pode causar desconforto, ardor nos olhos, coceira e visão turva.

Doenças oculares comuns no verãoFonte: FreePik.

Dentre as principais doenças oculares comuns no verão também estão os traumas oculares. Os mais comuns são lesões nas pálpebras, conjuntivas e na córnea, além de traumas químicos causados pelo contato com determinados produtos nos olhos. Como os olhos são muito sensíveis, os traumas nesta região deixam, quase sempre, algum tipo de sequela.

Uma dica importante para se prevenir das doenças oculares comuns no verão é lavar as mãos com frequência, pois o contágio de algumas doenças oculares é feito pelo contato das nossas próprias mãos contaminadas. Lembre-se que podemos chegar a tocar nosso rosto cerca de 3 mil vezes ao dia, sem contar em todas as outras coisas que tocamos: maçanetas, botões de elevador, telefones, canetas e até as mãos do outros. Por isso, manter a higiene das mãos é tão importante.

Doenças oculares comuns no verãoFonte: Site Tamil Boldsky.

Além disso, manter-se bem hidratado é fundamental, não só para a saúde dos olhos, mas para o bom funcionamento do corpo em geral. A água ajuda a evitar o ressecamento, mantendo os olhos lubrificados. O ressecamento dos olhos leva doenças oculares comuns no verão, como os olhos secos.

Assim como o filtro solar ajuda na proteção da pele contra o sol, os óculos escuros protegem os olhos e ajudam a prevenir doenças e inflamações dos olhos. Mas fique atento aos óculos que você escolher, pois eles precisam ser de boa qualidade, com o selo do fabricante que garante a proteção UV nas lentes.

Doenças oculares comuns no verãoFonte: FreePik.

Por isso, na hora de escolher os óculos escuros, escolha uma ótica de tradição e confiança, como as Óticas Solvang.