O Computador Pode Fazer Mal aos Olhos?

O computador é uma das principais ferramentas de trabalho dentro das empresas hoje em dia, e uma grande parte das pessoas passa de 6 a 8 horas por dia na frente de um. O que nos leva a levantar a seguinte questão: o computador pode fazer mal aos olhos?

O Computador Pode Fazer Mal aos Olhos?Fonte: Freepik.

O que acontece é que, como o uso extensivo do computador exige um esforço visual cada vez maior, os sintomas de problemas oculares tornam-se cada vez mais frequentes. Esses sintomas já ganharam até um nome, “Síndrome da Visão de Computador” (SVC), e podem aparecer tanto durante quanto depois do uso do computador, por isso é necessário sempre estar atento.

A SVC pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e inclui sintomas como: olhos irritados com coceira, ardência e vermelhidão, olhos ressecados ou lacrimejando em excesso, sensibilidade a luz, dificuldade em focar a visão, alteração na percepção das cores, visão embaçada ou dupla, impressão de halos luminosos ao redor dos objetos e cansaço ocular extremo. Outros sintomas podem ser dores de cabeça, enxaquecas constantes, dor na nuca, dor nas costas e até espasmos musculares.

O Computador Pode Fazer Mal aos Olhos?Fonte: Freepik.

Ao primeiro sinal de qualquer destes sintomas, procure seu oftalmologista. O uso de óculos durante a utilização do computador, quando necessário, pode ajudar a aliviar os sintomas da SVC e evitar o cansaço ocular. Piscar os olhos frequentemente, usar colírios e manter a tela do seu computador sempre limpa são outras formas de se prevenir ou melhorar da SVC.

Posicione o seu monitor no mínimo a 50 centímetros dos seus olhos e tente manter sua postura mais correta possível, para que não se aproxime demais da tela. Mantenha seu espaço de trabalho sempre bem iluminado e minimize os reflexos na tela do computador, reposicionando-o para um local adequado e usando cortinas ou persianas quando necessário. Instalar uma tela antirreflexo no monitor também pode ser uma boa ideia.

O Computador Pode Fazer Mal aos Olhos?Fonte: Freepik.

Outra boa dica é fazer uma pausa de 5 minutos a cada hora trabalhada em frente ao computador para descansar um pouco os olhos. Ajuste corretamente brilho, contraste e cor do seu monitor, deixando-o agradável para seus olhos.

E se o seu oftalmologista receitar um óculos, procure uma ótica de qualidade e tradição, como a Solvang, que possui uma grande variedade de armações de marcas nacionais e internacionais, além de só trabalhar com as melhores lentes do mercado.