Óculos Infantis

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pelo menos 12% das crianças em idade escolar não enxergam bem e necessitam de óculos infantis. Os distúrbios visuais mais comuns nessa faixa etária, que vai dos 4 aos 17 anos, são: miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo. Felizmente, todos esses problemas podem ser corrigidos com o uso de óculos adequados. Quando selecionados por profissionais alguns podem até regredir a doença, dependendo do tratamento e da idade da criança.

Quanto antes a criança começar a usar óculos infantis, mais rápido ela pode melhorar sua saúde visual. Ainda segundo a CBO, os resultados podem ser vistos dentro de seis meses a um ano. Por esse motivo, a primeira visita ao oftalmologista deve ser feita o quanto antes, mesmo que você não ache que seu filho possua algum distúrbio visual.

Óculos InfantisFonte: Healthy Kids News.

Aos seis meses de idade, a criança já pode ser submetida ao famoso exame do olhinho, em que o médico avalia a córnea, o cristalino e o fundo do olho do bebê. Atualmente existem muitos oftalmologistas especializados na área infantil e que realizam um excelente trabalho. Pergunte ao pediatra do seu filho a indicação de um oftalmologista infantil de confiança.

Ao contrário do que muita gente imagina, as crianças possuem muita facilidade em se acostumar com o uso dos óculos infantis, adaptando-se super bem (algumas vezes, melhor do que os adultos). Hoje em dia existem óculos infantis no mercado com design bonito e voltados para o público infantil e suas peculiaridades. Afinal, ninguém espera que uma criança vá ficar o dia inteiro sentada sem correr ou pular!

Óculos InfantisFonte: Beaches Eye Center.

O principal cuidado na hora de escolher óculos infantis é procurar por um produto de boa qualidade e certificado. É fundamental que os óculos estejam no grau correto e possuam lentes bastante firmes. Dê preferência às lentes grandes, pois o olho da criança deve ficar no centro dela, criando um grande campo visual, de forma que ela possa enxergar apenas pelas lentes de correção. As lentes de formato redondo ajudam a manter os olhos na posição correta.

Além disso, prefira armações e lentes de materiais resistentes que não risquem ou quebrem na primeira queda. É interessante também dar preferência a uma armação que possua um cordão ajustável para mantar os óculos no lugar.

Óculos InfantisFonte: Kids Vision.

Para ajudar a despertar o interesse da criança pelo novo objeto que vai acompanhá-la por muito tempo, envolva-a nos cuidados de conservação. Ensine-a a manusear, a limpar corretamente e indique os locais onde deve-se guardar ao dormir ou quando não estiver usando. Dessa forma você vai ajudar seu filho ou filha a ficar com a saúde visual sempre em dia!