Quando é Necessário Usar Óculos?

Atualmente, estima-se que 60% da população brasileira entre 18 e 40 anos usa ou precisa usar óculos, segundo o site Brasil Medicina. Entretanto, esses objetos, usados até como acessórios de moda, também são ignorados por muita gente que acha que um pequeno desconforto nos olhos é culpa da vida corrida, da rotina agitada e de horas na frente de computadores. Essas são apenas algumas causas para problemas de visão, mas existem muitas outras. E com o uso correto dos óculos, esse desconforto pode melhorar bastante e até sumir.


O ideal é que, ao primeiro sinal de desconforto nos olhos, se procure um oftalmologista ou um oculista. Esses profissionais podem realizar uma série de exames e indicar o melhor tratamento para cada tipo de problema visual. Para olhos ressecados, um colírio pode resolver todo o problema. Já para vista cansada e as deficiências visuais, como miopia e astigmatismo, o médico irá receitar o uso de óculos.

Quando é necessário usar óculos?

Fonte: Freepik.

Óculos de leitura simples do tipo vendido em farmácias e bancas de jornal podem parecer uma solução interessante à primeira vista, mas atencão: É necessário tomar cuidado com este tipo de óculos pré-fabricados, pois você não terá o benefício de um exame apropriado nem um ajuste personalizado. Vale lembrar que cada olho humano é tão individual quanto as impressões digitais, e é por isso que é tão importante usar óculos sob medida e para cada necessidade e ajustados ao formato de sua cabeça.

Você sabe identificar os sinais de que sua visão mostra algum desconforto?

Dores de cabeça e enjoos são comuns em quem tem problemas de visão e não usa óculos corretivos, mas cada anomalia visual possui algum sintoma.

Quando é necessário usar óculos?

Fonte: Freepik.

Miopia

A miopia, por exemplo, atrapalha a enxergar de longe. Aquele seu amigo que passou por você e nem te cumprimentou não é, necessariamente, mal educado: ele pode ser míope! Piscar os olhos para ver claramente ou força-los, além de precisar ler ou escrever muito próximo ao papel, podem ser sinais de miopia.

Quando é necessário usar óculos?

Fonte: Freepik.

Astigmatismo

Já o astigmatismo causa distorção da imagem vista, fazendo com que a pessoa veja as coisas um pouco borradas e até confunda letras parecidas. O astigmatismo faz com que seja difícil ver detalhes, seja de perto ou à distância, além de causar fortes dores de cabeça ocasionais e fadigas oculares.

Quando é necessário usar óculos?

Fonte: Freepik.

Hipermetropia

Outro problema de vista muito comum é a hipermetropia, que está associada a problemas para enxergar de perto e também tende a causar dores de cabeça. As pessoas com hipermetropia tendem a se afastar do objeto observado para poder focar a visão e ter alguns problemas de concentração e de leitura.

Ao sinal de qualquer um desses sintomas, é necessário procurar um oftalmologista ou um oculista de sua confiança e passar pelos exames de rotina. E se ele lhe receitar óculos, use-os para que o problema não se agrave. E faça seus óculos em uma ótica que fornece produtos de alta qualidade e garantia, como as Óticas Solvang.