Uma Mensagem em Tons de Rosa

ma mensagem em tons de rosa: iniciativa para prevenção do câncer de mama ganha força no Rio de Janeiro 

O Rio de Janeiro está, com certeza, mais cor-de-rosa. Para lembrar as mulheres sobre a importância de prevenir-se do câncer de mama, a iniciativa criada nos Estados Unidos na década de 90 e que chegou ao Brasil em 2002, está distribuída em diversas ações pelo Rio de Janeiro. Hoje, o Outubro Rosa ganha cada vez mais adeptos que vestem a camisa – literalmente. A cor passou a estampar símbolos, peças de roupa e acessórios, além de iluminar monumentos, como o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Afinal, o que mais importa no movimento é transmitir a informação!


Na região metropolitana do Rio, como em outros lugares do país, alguns pontos já estão iluminados desde o primeiro dia do mês. A cor simboliza, em qualquer lugar do planeta, a união dos povos pela saúde feminina. Já na Região dos Lagos o movimento “Se Toca” ganhou novos adeptos e, além de Cabo Frio, está em Arraial do Cabo e Búzios, entre outros municípios, incluindo ainda Nova Friburgo, na Região Serrana. Em Petrópolis, a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, APPO, comemora ativamente o Outubro Rosa. Serão diversas ações como jantar beneficente, peça teatral e caminhada.

O câncer de mama é o mais recorrente entre as mulheres. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano surgem 50 mil casos da doença no país. Caso seja detectado precocemente, a chance de cura é alta.  Por isso, é recomendada a prevenção a partir do autoexame e, após os 40 anos, com a realização da mamografia.

Por Carolina Tollstadius – Jornalista – MTB: 0032811 RJ

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>