A Vista Cansada e o Uso de Óculos

Você começa a sentir uma certa dificuldade em ler as letrinhas de um livro a noite, antes de dormir, e logo pensa como está cansado! Ou pega o telefone para checar uma mensagem e precisa apertar os olhos e afastar o aparelho do rosto para ver o que está na sua telinha e se lembra de como o dia foi cansativo. Na verdade, este “diagnóstico” de uma rotina estressante pode estar associado a um problema de visão bem comum: a presbiopia.


A vista cansada e o uso de óculos

Fonte: Site Kamra.

A presbiopia, conhecida popularmente como “vista cansada”, é uma ineficiência do sistema de acomodação da visão para perto. Alguns dos sintomas mais comuns da presbiopia são: sensação de queimação, dor ou peso nos olhos, olhos secos ou lacrimejamento excessivo, visão embaçada, sensação desconfortável nas pálpebras ou até uma pressão no olho. As vezes a vista cansada também pode ser acompanhada de dores de cabeça, tonturas, enxaquecas e enjôos.

A vista cansada pode ter várias causas, mas as mais comuns são: passar muitas horas na frente da TV ou do computador, ficar muitas horas exposto ao ar condicionado, ao aquecimento ou a luzes muito brilhantes, e exposição a pó, poeiras industriais e poluição. É claro que a hereditariedade, a idade e o envelhecimento natural também são fatores da presbiopia. Infelizmente, na atual conjuntura em que vivemos, muitas vezes estamos expostos a mais de um destes fatores ao mesmo tempo, o que faz com que esta condição se manifeste cada vez mais cedo e numa parcelar maior da população.

A vista cansada e o uso de óculos

Fonte: Digital Printing.

O principal tratamento para a presbiopia é a correção para reacomodar o cristalino utilizando óculos com lentes multifocais. O uso de óculos geralmente trás algum alívio, mas em alguns casos também é necessário a utilização de colírios para manter os olhos sempre bem lubrificados.

A aplicação de compressas de água quente sobre as pálpebras, se os olhos estiverem secos, ou de água fria, se os olhos estiverem ardendo, também ajudam a aliviar o desconforto causado pela vista cansada. Nos casos mais graves e avançados, o oftalmologista pode recomendar uma cirurgia corretiva feita com laser ou implante de lentes intraoculares, multifocais ou monofocais no caso de pacientes que, além de presbiopia, também apresentaram catarata.

A vista cansada e o uso de óculos

Fonte: Site Lifestyle.